Planta CIP

Exemplo de uma planta de CIP de fornecimento de água, soda e detergente para limpeza de máquinas ou planta industriais, que deve obedecer uma determinada sequência pré-estabelecida, conforme descrito abaixo.

Objetivo

Automatizar a planta de fornecimento de CIP, ou seja, água, soda e detergente, em uma sequencia pre-estabelecida, conforme descrição de processo abaixo.

A planta deve ter 3 modos de operação, sendo:

  • Modo Automático: Neste modo, o programa controla os acionamentos da planta, obedecendo a sequencia abaixo, uma vez recebido um pedido de CIP. Ainda neste modo, caso um dos equipamentos entre em falha, ou se o operador mudar o modo de operação, os acionamentos devem ser retirados da planta.
  • Modo Manual: A planta deve obedecer comando do operador vindos de uma IHM ou Supervisório, como exemplo. Mesmo nesse modo, caso ocorra um alarme, devido ao não funcionamento de algum elemento final, o mesmo deve ser apresentado na IHM / Supervisório.
  • Modo Manutenção: Modo utilizado pela departamento de manutenção da planta para fazer testes de acionamento da planta. Assumiremos que o mesmo não causa alarmes na planta.

Em Construção

Descrição do Processo

Uma explicação resumida do funcionamento da planta de CIP, e que serve como proposta de exercício para aplicação de grafcet e seu entendimento prático.

  • Repouso: Assumir que inicialmente, a planta de CIP encontra-se em repouso. Neste estado, todos os equipamento, incluindo válvulas encontram-se desligados e o programa de controle de fornecimento de CIP está em sua posição de repouso, aguardando um pedido de fornecimento de CIP, vido de outro equipamento, ou seja, o mesmo aguarda um sinal externo;
  • 1st Etapa - Primeiro fornecimento de água: A primeira etapa do programa, primeiro fornecimento de água potavél, uma vez acionado após um pedido de CIP externo. Nesta etapa, assumiremos que as válvulas V101, V102 e a bomba B001, serão acionados. O programa fica nesta etapa por 1 min, tempo este que deve ser parametrizado, antes de passar para a etapa seguinte. Ver nota abaixo.
  • 2nd Etapa - Fornecimento de Soda: Segunda etapa do processo, fornecimento de soda, devem ser acionados somente as válvulas V201, V202 e a Bomba B001. O programa fica nesta etapa por um tempo determinado por receita, como sugestão 1 min.
  • 3rd Etapa - Fornecimento de Detergente: Passo utilizado para neutralizar a soda em um caso real. Neste passo, somente a válvula V301, V302 e a Bomda B001 devem ser acionados. A fase obedece também um tempo minimo de 1 min, parametrizável.
  • 4th Etapa - Fornecimento de água: Segundo fornecimento de água, repetindo os acionamento da primeira etapa e obedecendo o tempo minimo de 1 min, conforme condições anteriores.

Após a execução do tempo da ultima fase de água, o programa deve retornar para a posição de retorno e aguardar um novo pedido de CIP.

Em Construção: considerar fazer um vídeo explicando o projeto

Premissas e Exceção do projeto

Premissas e exceções do projeto

Afim de simplificar o programa de controle e descomplicar a implementação do mesmo, vamos assumir as seguintes premissas abaixo:

  • Golpe de aríete: Vamos assumir que a planta não tem golpe de aríete.
  • Condutivimetro: Neste exercício, não vamos considerar um condutivimetro para fazer as viradas do retorno para o tanque correspondente.
  • Emergência: Caso seja batida a emergência da planta, ou seja, botoeira de emergência no campo por algum motivo, o programa deve parar sua execução no passo que estiver, desligar todas as saídas e sinalizar na IHM / Supervisório.
  • Tempo das fases / etapas: O tempo de 1 min proposto no desafio do projeto é apenas uma sugestão, já que a ideia é rodar o programa simuladamente, e não é objetivo do projeto um tempo suficiente para garantir a limpeza de um equipamento real.
  • Válvula Dreno: Esta proposta de projeto inicial não fará uso da válvula de dreno, uma vez que a lógica da mesma depende do uso do condutivimetro.

Em Construção