16 Organização
Em Construção
16.1 Chamadas dos blocos do programa
Vamos analisar novamente a figura abaixo:
Em Construção
O programa do PLC é dividido em arquivos que por sua vez possuem programas que manipulam a memória do mesmo.
Estamos estruturando o programa de forma modularizada. Logo, vamos rever aos poucos o que vimos no capítulo 3.
Vimos que ao ligar o PLC existe um arquivo, na estruturação que estamos fazendo, que inicializa as variáveis do programa que são importantes para garantir uma posição inicial de partida do programa ou ressete de alarmes, enfim todo e qualquer dado que seja importante ser inicializado.
É correto pensar que poderíamos pensar na figura assim como :
Em Construção
Seguindo o mesmo raciocínio, todas as informações importantes para a execução do mesmo devem ser executadas antes dos grafcets de controle da planta. Continuando a mesma linha de raciocínio, se um valor de cartão analógico não for tratado antes da execução dos grafcet, isto poderia causar o funcionamento errado das evoluções dos programas. Logo este também é um arquivo gestor que deve ser tratado antes dos arquivos gestores de programa, assim todo e qualquer arquivo gestor que incorra na mesma situação.
Assim, analise a mesma estrutura de chamada de arquivos com a sequência que iremos trabalhar.
Em Construção
Observe o quadrado em separado do gestor de interrupção. Este não faz parte da execução procedural do programa por motivos óbvios. O mesmo é executado apenas quando ocorre a interrupção.
A outra parte em destaque é o gestor dos programas principais. Este deve ser analisado em separado conforme veremos.
Até aqui já conseguimos rascunhar as chamadas dos arquivos gestores de dados gerais do programa.
Esta organização não depende do programa, pois a organização é você quem constroi no PLC escolhido. É muito mais fácil dar manutenção em um programa modularizado por funcionalidade conforme acabamos de fazer, duvida ?
Bom, suponha que um valor analógico esteja mostrando um valor duvidoso ou diferente do que está sendo mostrado no campo, onde você vai procurá-lo no programa ? Onde ele está sendo escalado no programa ?
Com as informações que acabamos de estudar, você tem condições de responder essa pergunta, mas vamos te dar uma ajuda, está no arquivo gestor de cartas analógicas do programa.
16.1.1 Chamadas dos programas principais
Volte ao capítulo 3, item 3.2.2. Quais são os gestores do programa principal ?
São:
- Gestores de condições iniciais;
- Gestores de programas;
- Gestores de intertravamentos;
- Gestores de acionamentos;
- Gestores de defeitos.
Vamos focar na organização das chamadas desses gestores.
Seguindo o mesmo princípio de organização de chamadas apresentado acima, devemos chamar todos os gestores que são condições iniciais antes dos gestores de programa. Logo :
Em Construção
Após a verificação das condições iniciais, os gestores de programa podem ser chamados e os gestores de intertravamentos da planta podem ser chamados após os gestores de programa. Os gestores de acionamentos do equipamento dependem do estado do programa e dos intertravamentos da planta, logo devem ser chamados após os gestores de intertravamentos.
Por fim, os gestores de defeito do equipamento devem ser chamados por último como resultado de todas as operações anteriores.
Nosso diagrama de chamadas de arquivos fica assim :
Em Construção
Até o momento não estamos em Grafcet propriamente dito, mas estamos modularizando as chamadas de arquivo de programa. Modularização aplicada a PLC e de forma amigável, gráfica, de fácil compreensão.
Esta técnica ajuda nas implementações dos programas no PLC, ou seja na construção e manutenção do mesmo. Grafcet faz uso dessa mesma técnica para um melhor entendimento e padronização dos programas.
Perceba que a estrutura dos chamados dos arquivos nada tem a haver com o PLC em que estamos estudando.
A sequência dos chamados modularizados conforme fizemos facilita a organização da estruturação geral do programa e a modularização que acabamos de ver pode ser aplicada para solucionar qualquer caso real em qualquer modelo de PLC.
Agora já temos subsídios para começar a aplicar essa estrutura de forma prática no PLC em que estamos estudando e quando descrevemos a técnica grafcet, verá como fica fácil …
Em Construção
16.2 Quiz
Como fazer uma simulação de sinal, enganando o PLC na estrutura que acabamos de realizar?
A diferença principal é o plc, explicar o opc e voltar a questão da padronização com o estudo do principal no plc que é a memória do mesmo.
Observar que não necessariamente o supervisório tem que existir, pode ser uma IHM ou outro tipo de recurso, sinóptico talvez.
Falar sobre os diferentes tipos de processos de batelada, dinâmico e fases e equipamentos.
Comentar sobre a aplicabilidades do grafcet, para o que ele serve, as novas aplicações.